sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Terapia de descanso mental semanal com jogos de tabuleiro - Opinião por Micael Sousa

Chega-se ao fim da semana e chega o sentimento de cansaço acumulado. Dependendo da profissão, o cansaço pode ser mais físico ou mental. No caso do cansaço mental sabe bem uma pausa para desacelerar a pressão e o ritmo de processamento de informação. Mas o que descobri é que jogar um jogo de tabuleiro, mesmo um dos mais pesados e complexos, tem um efeito equivalente a descanso mental. Isto pode não ser válido para todas as pessoas mas comigo tem funcionado.


Mesmo naqueles momentos mais intensos de trabalho, em que luto para sobreviver profissionalmente cada dia, a sexta-feira chega como como uma bênção. O fim-de-semana é muito importante para quebrar a rotina de trabalho e permite ter alguma autonomia de lazer, mas igualmente relevante são a noite de sexta-feira. Aqui em Leiria podemos reservar as noites de sexta-feira para os jogos de tabuleiro, uma vez que existe um grupo local muito dinâmico, os Boardgamers de Leiria, dos quais sou um dos fundadores, que organiza semanalmente encontros de jogos de tabuleiro gratuitos e abertos para a comunidade local.

Apesar de aparentemente poder parecer má ideia escolher um jogo pesado, realmente complexo, para os dias de maior cansaço, apercebi-me de que o efeito era inverso. Quanto mais denso o jogo maior a necessidade de abstração da realidade. Como exige foco e total atenção tudo o resto é esquecido durante a partida. Isto tem um efeito de pausa mensal muito eficaz. Quando a isso juntamos uma boa companhia em torno de um jogo preferido a combinação é perfeita. Claro que há limites para isto. Nos dias de maior esforço e desgaste acumulado dificilmente podemos aguentar mais do que um jogo. Mas esse jogo jogado, mesmo sendo um apenas, quando reúne as características que acabei de referir anteriormente, vale uma bateria recarregada para mais uma semana de esforços mentais e de momentos menos positivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...