sexta-feira, 30 de setembro de 2016

De que interessa falar sobre Jogos de Tabuleiro? – Opinião por Micael Sousa


Quando eu e o Edgar começamos com este blogue havia pouca coisa regular escrita em português sobre jogos de tabuleiro. A principal fonte nacional era o portal “Abre o Jogo”. Blogues e sítios com partilhas regulares e constantes era coisa mais raro. Seguindo esta “New Wave” dos jogos de tabuleiro modernos, tal como o nosso blogue, têm surgido agora cada vez mais espaços dedicados ao tema – e ainda bem!

Começamos o blogue com o intuito de divulgar os jogos que íamos conhecendo e jogando, tentando contribuir para que fossem mais conhecidos cá por Portugal e Leiria - que é a cidade onde vivemos. Definimos uma metodologia e lá avançamos com as “reviews” regulares.

Depois lembramo-nos de adicionar também textos de opinião mais generalistas sobre jogos de tabuleiro. Foi surpreendente verificar que estes escritos estavam entre os mais vistos. O 4 textos mais vistos do blogue são deste tipo. Tendo em conta a especificidade do tema e ao escrevermos em português é surpreendente ver que alguns destes textos se aproximam do milhar de visualizações.

Parece que afinal há uma real vontade de filosofar sobre esta coisa dos jogos de tabuleiro modernos. Os assuntos dos textos podem parecer muito estranhos para quem desconhece o hobby, mas os aficionados vão crescendo em número, notando-se cada vez mais referências nos meios de comunicação social a esta realidade. Há clubes e grupos de jogadores por todo o país. Quanto a "boardgame cafés" penso que só existe um em Portugal, o Pow WoW em Lisboa.

Os jogos de tabuleiro ainda têm muito caminho por percorrer em Portugal. Os preconceitos são muitos e o poder de compra nacional, tal como hábitos sociais que lhes podem ser estranhos, ainda criam barreiras difíceis de ultrapassar. Fica a esperança de nos aproximarmos lentamente de outros países!

Cá continuaremos com os nossos textos porque, acima de tudo, temos um imenso prazer em falar destes assuntos!

Seguem os 10 textos mais vistos do blogue desde a sua criação:
N.º 10 - Magic: The Gathering
N.º 9 - Star Realms
N.º 8 - Twilight Struggle
N.º 7 - Caverna
N.º 6 - Monopólio, um ódio de estimação
N.º 5 - Jogar para Ganhar ou Vencer ao Jogar?
N.º 4 -  Ainda jogam jogos de vídeo ou ficam somente pelo jogo de tabuleiro?
N.º 3 - Jogar constantemente jogos novos ou ficar sempre pelo mesmo?
N.º 2 - Como explicar e divulgar isto dos jogos de tabuleiro?
N.º 1 - Quando parar de comprar jogos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...