sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Quanto tempo esperar pela decisão de jogada dos adversários? – Opinião por Micael Sousa

Quem já jogou comigo sabe que faço as minhas jogadas rapidamente. Não calculo todas as hipóteses até ao infinito, mas faço uma abordagem mais heurística do jogo, mesmo naqueles mais complexos e pesados. Não me costumo sair muito mal, mas acima de tudo interessa-me jogar experimentando e testando novas estratégias sem perder muito tempo ou pelo menos com pouco tempo morto, mais que a vitória em todos os jogos.
 
Fonte da imagem: https://geekdad.com/2016/07/analysis-paralysis/

Para quem anda nisto dos jogos de tabuleiro modernos conhece o conceito inglês de AP, a "Analysis paralysis", que é como quem diz “paralisia de análise”. Que na prática, num jogo de tabuleiro, resulta em demorar imenso tempo a tomar uma decisão e efectuar a sua jogada. Isto pode ser especialmente importante em alguns jogos e para algumas pessoas. Existem jogadores especialmente afectados por estes efeitos, quer seja por não conhecerem bem o jogo e todas as opções que têm, quer seja por querem fazer a jogada óptima e perfeita. Ora, tendo em conta que um dos grandes interesses dos jogos de tabuleiro é a diversão, que se pode obter através da interacção, estratégia e por ai fora, isto pode matar uma experiencia de jogo.

Já consegui jogar o mesmo jogo, com exactamente o mesmo número de pessoas, com variações de pelo menos duas horas quando acompanhado de jogadores que sofrem de AP e outros que não. Com certeza que já vos aconteceu, especialmente se forem jogadores rápidos.

Quem nunca desesperou horas num jogo enquanto esperava pelos adversários ao ponto de se desconcentrar e perder todo o interesse em participar ativamente num jogo?

Será que o problema é dos jogadores que jogam demasiado rápido? Mais vale á partida recusar partilhar do tabuleiro de alguns jogadores? Será que a culpa é dos jogos? Como lidar com a AP?

É pena se tivermos de ser tão radicais, pois perde-se a sociabilização que estes jogos proporcionam. Pena também não poder jogar aquelas cosas mais massivas, aqueles em são verdadeiras "sand box", em que podemos quase tudo.

Para quando um jogo que beneficie quem jogue rápido, pelo menos num jogo mais pesado, de estratégia e gestão, num verdadeiro “eurogame”?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...