sexta-feira, 2 de outubro de 2015

El Grande - Análise por Edgar Bernardo

 
El Rei de Espanha anda pelas suas terras na península Ibérica e há que ganhar o seu favor fortalecendo a nossa presença nas várias província da Espanha renascentista.

O Rei pode estar representado por um objeto fálico em madeira mas ele aparece como uma espécie de rotunda no reino onde apenas se podem colocar cubos em seu redor. Isto salvo quando as regras permitem colocar em províncias mais longínquas.

Ao fim de cada três turnos temos uma contagem de pontos, quem tiver maior presença, ou seja, mais cubos, ganha mais pontos. Quem tiver a sua casa familiar em zonas onde é dominante ganha pontos. E quem tiver o Rei a visitá-lo, ganha ainda mais uns pontos.

Depois de três voltas de três turnos o jogo acaba e vamos descobrir quem foi "O MAIOR", quem mais agradou ao Rei e no processo mais áreas de influência conquistou.

Para um jogo com 20 anos parece estar em grande forma. Já na altura inovador na forma como introduziu o controlo de área, El Grande é apetecível pelos mecanismos simples e elevada interação dos jogadores.

O único senão que tem pesado com o passar dos anos é o grafismo e iconografia. Vamos falar português... o tabuleiro é feio como tudo! E nem na edição de comemoração que saiu recentemente melhoraram o seu aspeto. É pena!

Mas o jogo é de facto grande, muy grande! Recomendo para todos os jogadores, de famílias a jogadores experientes, dos mais jovens aos mais velhos!
 
Jogo: El Grande
Ano: 1995
Avaliador: Edgar Bernardo
Tipo: Controlo de área
Tema: Política / Nobreza / Renascimento
Preparação: 10 minutos
Duração: 90 minutos
Nº de Jogadores: 2 - 5
Nº Ideal de jogadores: 4
Dimensão: Média
Preço médio: 60€
Idade: 12+

Qualidade dos Componentes: 7
Dimensão dos Componentes: 7
Instruções/Regras: 9
Aleatoriedade: 6
Replicabilidade: 10
Pertinência do Tema: 6
Coerência do Tema: 8
Ordem: 10
Mecânicas: 10
Grafismo/Iconografia: 6
Interesse/Diversão: 8
Interação: 8
Tempo de Espera: 6
Opções/turno: 7
Área de jogo: 8
Dependência de Texto: 10
Curva de Aprendizagem: 10

Pontuação: 8,04

Para todos
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...