sexta-feira, 5 de junho de 2015

Puerto Rico - Análise por Micael Sousa

 
Este foi o segundo, jogo digno desse nome, que inicialmente joguei, por isso vejo-o com alguma nostalgia.

Em Puerto Rico somos governadores de várias ilhas nas caraíbas, cabendo-nos o seu desenvolvimento. Nos terrenos disponíveis da ilha podemos produzir os bens valiosos na época (Índigo, Açúcar, Tabaco e Café), desejados na europa de inícios da época moderna (assim depois do século XV e por ai fora). Podemos também construir edifícios na capital da ilha. Tanto as quintas, as pedreiras, como alguns dos edifícios necessitam de “colonos”(que é um modo simpático de dizer escravos) para funcionarem. Ganha quem fizer mais pontos de vitória, obtidos através da exportação de bens para a Europa ou dos edifícios que se construam.

O jogo dispensa dados. Recorre um leque de opções disponíveis para cada jogador no seu turno. Quem escolher primeiro tem mais benefícios, sendo que os restantes jogadores têm sempre, por arrasto, a opção de fazer a acção escolhida pelo jogador ativo no turno em causa. Mas, até ao final da ronda a as opções escolhidas ficam indisponíveis.

Os componentes não são grande coisa, mas saiu uma noa edição que os melhora.

Trata-se de um bom jogo de iniciação no género mais complexo dos “eurogames”, um bom exercício de gestão de recursos, tomada de opções com pouco fator sorte. No entanto, o problema do jogo, é que, depois de jogar algumas vezes, ficam evidentes quais são as estratégias ganhadoras, pelo que perde na replicabilidade, embora não seja gravíssimo.
 
Jogo: Puerto Rico
Ano: 2002
Avaliador: Micael
Tipo: Gestão
Tema: Colonização / Exploração
Preparação: 10 minuto
Duração: 90 a 150 minutos
Nº de Jogadores: 2-5
Nº Ideal de jogadores: 3 - 4
Dimensão: média
Preço médio: 40 €
Idade: 12+

Qualidade dos Componentes: 4
Dimensão dos Componentes: 8
Instruções/Regras: 9
Aleatoriedade: 10
Replicabilidade: 5
Pertinência do Tema: 10
Coerência do Tema: 9
Ordem: 4
Mecânicas: 9
Grafismo/Iconografia: 5
Interesse/Diversão: 8
Interação: 6
Tempo de Espera: 6
Opções/turno: 8
Área de jogo: 8
Dependência de Texto: 2
Curva de Aprendizagem: 6

Pontuação: 7,0
 
Recomendado para introduzir jogos de gestão

 

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